A Odisseia para o caminho de Portugal

Resolvi escrever sobre o caminho que tive para conseguir um visto no Consulado Português.

Fui pega desprevenida. Cheguei no consulado desavisada, sem agendamento, com uns documentos que amigos haviam me dito para levar e me deparei com esse caminho que relato adiante, até como forma de ajudar a não estressar a quem precise.

Vamos lá! Primeiro coisa, NÃO vá ao consulado sem antes realizar o agendamento online, você irá quebrar a cara, vão mandar você voltar!

Vou dar o passo a passo, inclusive com ilustrações do caminho ( porque para localizar o site foi bem complicado até achar o caminho certo para preencher o tal Visto de Shengen. Visto este que dá início ao processo da tirada do seu visto com o agendamento no consulado.

Quem pensa que o site é http://www.consulados.com.br/portugal/ também irá quebrar a cara. Nesse endereço só há os endereços, e-mails, telefones e horários de atendimento dos consulados de todo o Brasil.

1) Primeiros passos:

  • Vá ao endereço certo: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/
  • Este é a porta mágica para você achar tudo! Mas estou aqui justamente para facilitar um pouco mais a sua vida e tentar fazer você não perder tantas horas e viagens perdidas às instituições. Então vamos juntos para cada paço.
  • Entre no portal do endereço acima. Clique na barra de cima onde está escrito “Visto” .
  • Captura de Tela 2017-09-14 às 10.55.46Clique na barra lateral onde está escrito “Faça sua solicitação de visto”

Captura de Tela 2017-09-14 às 10.57.06

  • Você vai entrar numa página que tem um monte de bandeirinhas de países. Então você vai na bandeirinha de Portugal. Não clique na primeira linha onde está escrito “Formulário de visto”,  é o formulário em PDF para você imprimir….e talvez preencher a mão…. mas você terá obrigatoriamente de preencher eletronicamente, senão não irá aparecer a data de agendamento ao final do processo.

 

Captura de Tela 2017-09-14 às 11.06.01

  • Clique na segunda linha em “Solicitar um pedido de visto”. Não perca nunca sua persistência e paciência, ainda estamos no começo! Você vai achar que não deu certo, pois quando você clica, demora um tantinho para fazer loading do formulário.
  • Aberto o formulário, você irá preencher com cuidado. Atenção! Mesmo que o pedido de duração do visto seja para um ano ou mais, o sistema, na hora do preenchimento, não aceita mais de que 90 dias. Dará erro se você tentar mais que isso. Qualquer erro que der, eles avisam em grifos vermelhos e você terá que ajeitar, do contrário não conseguirá chegar ao final e receber o calendário de agendamento. Não tenha medo de colocar 90 dias. Ao chegar ao velho mundo você ainda terá outro caminho, pois terá que agendar no SEF (Serviço de Imigração), que, e pelo que me disseram, é lá que eles renovam os dias necessários para sua estadia prolongada!

Captura de Tela 2017-09-14 às 15.24.27

Se conseguir chegar até o fim do preenchimento terá aparecido um calendário com data e hora disponíveis no consulado da sua cidade. Chegará no seu email o utilizador e a palavra chave que você irá usar para acompanhar o pedido online. Imprima esse formulário e boa sorte para a segunda etapa da Odisséia!

  • ATENÇÃO! Mais um aviso antes de continuar. Nem tente ir como turista achando que depois de três meses lá no SEF você conseguirá o visto de permanência. Eles te mandam de volta para você fazer aqui e viajar com o certo!

2) Com o agendamento realizado, dirija-se ao Consulado Português da sua cidade, ou cidade contígua. Com a seguinte papelada:

  • Passaporte (atentar para o vencimento! tem que ter validade de mais de 3 meses após o fim da duração do visto) ORIGINAL E CÓPIA AUTENTICADA
  • RG e CPF  ORIGINAL E CÓPIA AUTENTICADA
  • 2 fotografias 3 x 4
  • Formulário preenchido (do item 1), impresso, com espaço para colocar a foto.Captura de Tela 2017-09-14 às 15.27.30
  • Declaração do próprio punho, assinada, especificando o motivo do pedido do visto, nome da instituição de ensino, data de início e fim do curso, local de alojamento
  • Carta de aceitação emitida pela instituição ou inscrição no curso pretendido
  • Comprovativo de meios de subsistência = Comprovativo de Bolsa de Estudo que conste o montante recebido, se for o caso; ultima declaração do imposto de renda; termo de responsabilidade de familiar, se for o caso, com ASSINATURA RECONHECIDA dizendo que se responsabiliza por todas as despesas do aluno durante toda a estadia dele. ( nesse caso é necessário a declaração do imposto de renda desse responsável e os três últimos contracheques. E também comprovante de parentesco. VALE RESSALTAR AQUI QUE O CONSULADO ACHA NECESSÁRIO QUE VOCÊ TENHA NO MÍNIMO 1.500,00 EUROS/MENSAIS PARA SUA SOBREVIVÊNCIA LÁ!
  • Comprovativo de alojamento. SE VOCÊ AINDA NÃO TIVER, É BOM RESERVAR UM HOTEL NO BOOKING.COM, POR UMA SEMANA (EXIGÊNCIA DO CONSULADO) POIS CASO ENCONTRE SUA FUTURA CASA APÓS O AGENDAMENTO, VC PODERÁ CANCELAR SEM ONUS. SE TIVER ALUGADO ALGUM LUGAR, TERÁ QUE LEVAR O CONTRATO COM RECONHECIMENTO DE FIRMA LÁ EM PORTUGAL E IDENTIDADE DO LOCATÁRIO (O QUE É MAIS COMPLICADO). SE FOR FICAR EM ALOJAMENTO DA UNIVERSIDADE TEM QUE TER DECLARAÇÃO DA UNIVERSIDADE.
  • Seguro médico internacional de viagem, válido pelo período que permanecer em Portugal com cobertura de 30.000 Euros, repatriação por motivos médicos, necessidade e tratamento hospitalar de emergência. ESSE CAMINHO É MAIS CARO, MAS QUEM PODE, PODE, E É MAIS INTERESSANTE E RÁPIDO. VC PODE REALIZAR A PESQUISA NAS SEGURADORAS POR SITE E CONTRATAR SERVIÇOS VIA SITE MESMO!
  • Caso não contrate um seguro uma outra opção é fazer o PB4, que é o INSS de lá. Mas bemmmmm, bem melhor do que o nosso daqui! Para isso você terá que ir na FUNASA tirar esse PB4. Tem  que levar xerox dos seguintes documentos, identidade, cpf, passaporte, seu NIT ou PIS, comprovante de residência e carta de aceite da universidade ou curso. ESSE DOCUMENTO SAIRÁ DEPOIS DE 5 DIAS UTÉIS. OBS: CASO OPTE PELO PB4,  TAMBÉM TERÁ QUE COMPROVAR NO CONSULADO TERMO DE RESPONSABILIDADE ACIMA. ISTO É, QUE TERÁ CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA REALIZAR REPATRIAÇÃO OU ARCAR COM MAIORES CUSTOS DE SAÚDE, ETC.
  • Atestado de antecedentes criminais. http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais. TIRAR NESSE ENDEREÇO ACIMA, MAS TEM QUE APOSTILHAR. O APOSTILHAMENTO NADA MAIS É QUE UMA AUTENTICAÇÃO INTERNACIONAL. TEM QUE PROCURAR SABER QUAIS CARTÓRIOS EM SUA CIDADE FAZEM ISSO, POIS NEM TODOS FAZEM.
  • Existem ainda algumas declarações necessárias que o próprio consulado te dá na hora para preenchimento, dependendo de cada caso, tais como: Termo de Responsabilidade de meio de Subsistência entre outros. Declaração que se compromete a só viajar com o visto certo, etc.
  • Aqui vai a dica mais importante de todas: NÃO COMPRE A PASSAGEM ANTES DE REALIZAR OS PASSOS DESSA ODISSÉIA. O prazo que o Consulado te dá para o visto é de 30, 40 a 60 dias, mas é melhor apostar nos 60 dias, pois o volume de pedidos nesse ano triplicou, e, pelo que me consta, não tem saído antes desse prazo! Vi pessoas que estavam a 65 a 75 dias e nada! O volume está sendo maior agora, acredito, pelo ano letivo de lá que se inicia agora. O conselho é que você vá pesquisando as tarifas aéreas e projetando a compra.

Caí na besteira de comprar projetando os 30 dias, porque sou uma otimista por natureza e acabei cancelando o meu voo. Esse foi o conselho da companhia de aviação, pois se tivesse remarcado sem saber quando realmente chegaria o visto, era multa em cima de multa. No caso, só a multa para o cancelamento foi mais ou menos oitocentos e poucos reais, além da diferença da tarifa!!!! Quase uma passagem nova! Você não irá querer isso, né?

Agora a ultima parte da Odisséia. Segure o coração, faça muita meditação e yoga!

3) Você vai entrar no Portal das Comunidades e vai fazer o caminho exato que fez para o preenchimento do Visto de Schengen até chegar as bandeirinhas. Vai clicar “Verificar Estado”. Irá aparecer isso abaixo. Tá lembrado do utilizador e palavra chave que chegaram no email confirmando seu agendamento? Pois eles serão usados agora!

 

Captura de Tela 2017-09-14 às 12.23.24

Depois de colocado irá aparecer afinal o seu status….

Captura de Tela 2017-09-14 às 12.25.12.png

Aconselho você abrir o status só depois de chegar perto dos 30 dias para não surtar. Pode até chegar aos 40 dias. Muita paz e meditação nessa hora, não abra 10 vezes por dia!!! Geralmente eles atualizam no começo da manhã, segure a ansiedade…E, se estiver perto dos 60, vc terá o benefício de já estar expert na prática da meditação!  Depois dos 60, sinal de alerta, caso você ainda esteja nos estágios 1 ou 2, vá ao consulado para falar sobre isso, não adianta telefonar! Eles te ajudam e tentam rastrear o seu passaporte a partir desse tempo.

Mas dirija-se ao Consulado para saber o que vc pode fazer com muita delicadeza. Não adianta gritar, chorar, espernear ou contar toda a sua vida para os atendentes, pois eles não irão resolver antes dos 60 dias. Eles ouvem queixas de todos os tipos, todos os dias! Lembre-se que os pedidos triplicaram e os funcionários são os mesmos ou até diminuíram. Lembre-se também que o passaporte sai do Brasil, viaja para Portugal, antes mesmo que você e volta ao Brasil para os consulados te entregarem. Lembre-se também que o visto te dá entrada para a comunidade européia, cujos problemas de terrorismo e imigração é objeto de muita preocupação dos governos.

Nessa verdadeira Odisséia, a essa altura, você estará louco para ir morar logo na terra deles! Então é de bom tom começar a entender que é assim e pronto! E que se vc começar a falar mal do jeito do português, da burocracia deles (igual a nossa, ou vc não sabia disso?), você estará minimamente entrando em contradição com o seu desejo de conviver com eles, no país deles…Então pense nisso! É um verdadeiro exercício de sabedoria, viver com os nossos e vossos problemas…com coerência!

Boa sorte!

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s