Pontal do Coruripe

Estava há tempos sem escrever e o motivo foram muitas mudanças e muitas viagens na minha vida. Retomarei com “toda corda” porque, afinal, estou agora mais perto do “celeiro”da produção de artesanato, que é aqui no meu nordeste.

thumb_img_5435_1024

Nas viagens por esse mundão de Deus a gente se depara com tanta riqueza, mas tanta, que aqui e a acolá a gente nem sabe o que é mais bonito, o que é mais rico.

Na  mais recente viagem, passando pelo Pontal de Coruripe, em Alagoas, distante uns 90km de Maceió, entrei na Associação  das Artesãs do Pontal de Coruripe. Uma tarde assim bucólica, dia de semana, e lá estavam as artesãs em conversa como boas comadres, na porta da associação, a realizar as tramas das coisas lindas que elas produzem da palha do Ouricuri.

thumb_img_5440_1024

As artesãs do Pontal de Coruripe reproduzem manualmente o conhecimento, recebido de seus antepassados, do artesanato da palha da palmeira do Ouricuri, uma espécie de palmeira (Syagrus coronata), facilmente encontrada na região. Por meio da organização coletiva elas buscam inovar nos materiais realizando a  mescla da palha com outros materiais e também introduzindo cores em alguns detalhes dos produtos.

A Associação das Artesãs do Pontal, uma paradisíaca praia que ostenta sua beleza como cartão-postal do Litoral Sul alagoano, explora a biodiversidade local, ou seja, as artesãs associadas se apoiam, para a realização do processo de desenvolvimento sustentável propriamente dito, no que o ecossistema local tem para oferecer. A palha que, através de exploração depredatória, sem responsabilidade ambiental, poderia ser extinta, nas mãos das artesãs de Coruripe é trabalhada com consciência. Elas sabem que para continuar a manufatura do seu artesanato há que se preservar a espécie. O que elas realizam, de fato, é a própria preservação do meio ambiente, a reciclagem da fonte de matéria-prima para assim, garantir o pão de cada dia de seus familiares.

thumb_img_5448_1024

A praia é lindíssima e o artesanato, nem se fala! Vale a pena um passeio por lá, com direito a um lindo pôr do sol na Associação das Artesãs. Além disso, você acaba levando algo produzido por elas, ajudando a comunidade e adquirindo um artesanato impar em beleza.

thumb_img_5424_1024

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s