Magia e segredo, Quinta da Regaleira- Sintra

Não conhecia Sintra e fiquei surpresa com a beleza e magia da pequena cidade.

Relativamente perto de Lisboa, de Comboio (trem) são apenas uns 55min para chegar lá. Este tempo seria igual ao que se perde ao pegar um engarrafamento pequeno nas grandes cidades brasileiras, de um bairro a outro. Poderíamos comparar que Sintra está para Lisboa, assim como Petrópolis está para o Rio de Janeiro.

 

Sintra também é chamada de Monte da Lua. Patrimônio Mundial da Unesco, a vila fica na encosta da serra que leva seu nome e termina no Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente europeu.

O Comboio parte da estação do Rossio, que é linda linda. O prédio da estação foi construído em 1886. O ticket para o comboio custa a bagatela de 2,15 euros!

Tive apenas um dia em Sintra, morrendo de pena, pois cheguei à conclusão que terei que voltar um dia, porque Sintra não se conhece apenas em um dia!

Me detive em andar pela cidade e ir diretamente para a Quinta da Regaleira, pois já tinha ouvido falar dos seus túneis e caminhos secretos e, como se trata de uma propriedade enorme, quase todo tempo foi gasto por lá.

thumb_IMG_3075_1024

Quinta da Regaleira

A Quinta é uma curiosa construção que passou por diversos proprietários desde 1697. Em 1840 foi adquirida pela Baronesa da Regaleira e passou a ser conhecida por Quinta da Torre da Regaleira, com seu palacete, capela e jardim.

Em 1893, foi arrematada por António Augusto de Carvalho Monteiro, que adquiriu também outros terrenos no entorno da Quinta para ampliar o seu enorme jardim. A casa servia para o veraneio da família Monteiro. Nos dias atuais a Quinta pertence a Câmara Municipal de Sintra.

Enquanto pertencia a António Augusto de Carvalho Monteiro foram realizadas as modificações que são vistas até hoje. Ele contratou o arquiteto Henri Lusseau, que começou a pensar o Palácio em estilo neogótico francês e o parque. Mas a construção só se deu com arquiteto-cenógrafo Luigi Manini, que construiu o parque com o edifício das Cocheiras e também reformou a Capela e o Palácio. As obras absorveram-no durante 14 anos.

thumb_IMG_3081_1024

Lagos da Quinta

Podemos dizer que todos os detalhes da construção da propriedade, principalmente dos espaços subterrâneos, os túneis, poços e lagos, constituem o tema central da Regaleira. Fala-se que tais espaços associam-se a uma passagem sensível pelos elementos e à transposição das trevas para resgatar a luz das origens, qual morte simbólica a que sucede um novo nascimento.

O percurso pelos túneis, na maioria, é todo no escuro. Entrado neles, parece que estamos em um filme de Indiana Jones à caça do tesouro perdido, que, no caso, seria a busca da luz. Poderíamos também pensar no mito da caverna de Platão.

Tantos são os caminhos e labirintos com água minando das paredes e poças pelo chão que há uma verdadeira estranheza ao percorre-los. Não há guia, a não ser um mapa de toda Quinta entregue na hora que se compra o ticket da entrada, mas, de nada adianta quando adentramos o escuro dos túneis!

O mais extraordinário de tudo são os poços. O primeiro deles é o Imperfeito, ele, comparativamente ao outro existente é completamente rústico. Você desce ou sobe em rampas, com paredes feitas em buracos nas pedras cheias de limo.

Descendo por ele chega-se ao chão em outro nível do jardim e anda-se por mais túneis até chegar ao Poço Iniciático, uma enorme torre invertida, que se afunda 27 metros abaixo da terra, com acesso através de uma monumental escadaria em espiral. Como há lagos e cachoeiras por todo o jardim, este poço tem suas escadarias molhadas pela água que mina por toda sua parede.

Enquanto representação do cosmos, o jardim desvenda lugares imbuídos de magia e mistério. Símbolos esculpidos presentes em vários lugares do palácio, capela, jardins e fontes, revelam referencias à Mitologia, ao Olimpo, aos Poetas e aos Alquimistas. Juntos fazem um conjunto misterioso que demonstra que a capacidade humana de criar é imbatível. É surpreendente! E só ao vivo e a cores pode se conhecer…as palavras não dão conta.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s