Mais belíssimos azulejos no Porto, Portugal

Pegando um trem de Porto para Braga me deparo com a belíssima Estação de São Bento, no Porto. Fiquei tão encantada que fui pesquisar sua história. Descobri que ela foi erguida no local do Convento de São Bento da Ave Maria, totalmente destruído para dar lugar à estação que preservou o seu nome. Sua obra começou em 1900 e só foi finalizada em 1916.

Estação_São_Bento_Porto

Os azulejos da Estação de São Bento, considerados os mais belos painéis do gênero em Portugal, foram apresentados em agosto de 1915, num total de 551 metros quadrados. Cada painel apresenta uma cena histórica portuguesa diferente, como a entrada triunfal de D. João I e o seu casamento com D. Filipa de Lencastre, no Porto, em 1386; o Torneio de Arcos de Valdevez, em 1140, ou a Conquista de Ceuta, em 1415.

Untitled-1

 

 

Além dos motivos históricos e reais, encontramos outros painéis com cenas campestres, do cotidiano e religiosas. Estão estampadas a procissão da Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, a romaria de S. Torcato, em Guimarães ou o transporte do vinho, no Douro.

Finalmente, no átrio encontra-se um friso multicolorido que se dedica exclusivamente em retratar a história dos transportes em Portugal, de forma cronológica. Tanto os painéis únicos, como o friso, foram instalados pela mão do artista português, Jorge Colaço, que na época se afirmava como um dos mais promissores azulejadores portugueses.

5453234

 

Traçada pela mão do arquiteto portuense José Marques da Silva, e de influência francesa (e portanto o projeto é várias vezes associado erradamente a Gustave Eiffel), a fachada principal da estação está virada para a Praça Almeida Garrett e possui oito linhas terminais e cinco cais, para armazenamento.

Em agosto de 2011, num merecido reconhecimento, a Estação de São Bento foi considerada, pela revista norte-americana “Travel+Leisure”, uma das 16 estações mais belas do mundo. Por esta e muitas outras razões, a Estação de São Bento é um local de passagem obrigatória, onde poderemos nos deleitar com a fantástica azulejaria tradicional portuguesa, no coração da cidade do Porto.

Ao me deparar com tanta beleza quase que perdia o trem….

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s