Link

Quando estive em Nova York, na década de 1980, fui ao Whitney Museum na sua antiga sede, em Upper East Side, e fiquei extasiada com a obra Calder’s Circus, de Alexander Calder.

Além das peças expostas do Circo, havia um vídeo do próprio artista manipulando seus personagens. A engenhoca funcionava super bem! Fiquei imaginando o próprio Calder elaborando cada personagem, da dançarina do ventre ao atirador de facas; do equilibrista ao domador de leão, cada qual com detalhes sutis nas suas vestimentas e nos seus movimentos. O resultado era uma alegria para os olhos e a volta às brincadeiras da infância. Ele mesmo parecia uma criança ao encenar seus personagens.

Voltei recentemente a Nova York e fui ao novo Whitney. Belo prédio à beira do Rio Hudson, criado pelo arquiteto Renzo Piano e inaugurado em 2015. Fala-se que, a princípio, havia apenas a ideia de uma ampliação da antiga sede, mas a vizinhança do aristocrático bairro de Upper East Side bateu o pé e não permitiu.

Nessa mesma época, a prefeitura de Nova York realizava uma enorme transformação em uma velha linha férrea, ao sul de Manhattan, a High Line. Esta linha passava por uma área de matadouro, frigoríficos e de grandes galerias de arte contemporânea, que foram ocupando aos poucos alguns dos antigos galpões. Veio a calhar a mudança! A prefeitura então ofereceu um terreno para ser construído o novo museu. A área se valorizou ainda mais com toda essa reforma.

Tive o prazer de rever o Circo. A emoção de tantos anos ainda estava à flor da pele. Acredito que as recordações boas vem em lufadas de ar de tempos em tempos. Há um estado de êxtase quando nos deparamos com algumas manifestações artísticas, que mais parece um efeito de alguma droga. A arte tem o dom de fazer isto! Mexe conosco, traz novos sentimentos, nos faz refletir e pensar de uma maneira diferenciada sobre a vida. Nos alimenta de um tipo de gás hélio que nos faz levitar…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s