Para além do nosso umbigo

Não é de hoje que o estilista Ronaldo Fraga faz a diferença. Há alguns anos, na SPFW N 29, em 2011, ele trabalhou com uma comunidade que faz bordado na cidade de Passira, no Agreste Pernambucano. Criou sua coleção Turista Aprendiz baseado nesses lindos bordados feitos pelas artesãs da comunidade.

Nesse mesmo ano, o estilista realizou a exposição Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga: cultura popular, história, moda. Durante 3 meses ele bebeu naquela fonte, o caudaloso Rio São Francisco, para criar sua coleção que derivou nessa grande mostra. Lá ele reviveu as histórias e estórias contadas por seu pai, que sempre ia ao São Francisco pescar, e colocou na sua arte as reminiscências dessa infância.

11614-bordado-passira-3

Bordadeiras de Passira

Nestes dias de plena era de desterro para tantos, dos Sírios aos Africanos, passando pelos Palestinos, ele resolveu criar sua nova coleção na interação com esses povos e sua cultura. Mas essa interação vai além das roupas criadas. Ele convidou alguns desses exilados para desfilarem na SPFW N41 (foto acima). A congolesa Fanny-Mudingayl, os sírios Nour Koeder e Nawras Alhaibi, o senegalês Alassane-Diaw e o palestino Leon Diab, são alguns membros da diáspora que assola esse mundão afora. Todos eles vêm com o coração cheio de esperança de encontrar um mundo melhor e possível de se viver. Nesse contexto, além de nos premiar com uma coleção bela, reforça que a moda pode ser vinculada à cultura e pode ser também um vetor social.

Parabéns ao Ronaldo e a todos os que pensam o mundo de uma forma mais ampla!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s